Subscribe

Google +

Gorro com ponto fantasia | Tricô

by - terça-feira, abril 11, 2017

Olá amores, tudo bem?

Hoje trouxe para o blog a receita de um gorro de tricô coisa mais linda do mundo, que teci com 2 pontos fantasia diferentes. É um trabalho fácil de fazer, porém é preciso prestar bastante atenção pois os pontos fantasia acontecem simultaneamente durante o trabalho, ou seja, não há uma sincronia de carreiras entre eles.


Aqui está o passo a passo em vídeo, tudo bem explicadinho!

Essa receita eu comecei a fazer no erro e no acerto, até conseguir chegar em uma maneira que ficasse toda certinha, por esse motivo eu sempre tinha feito ela de cabeça, mas como teci para postar no Youtube, acabei criando vergonha na cara e escrevi ela para ajudar quem for tecer! :)

É importante assistir o vídeo para entender bem o passo a passo, a receita escrita trata-se de um complemento.

MATERIAL UTILIZADO:
Fio Flash da Pingouin (usei a cor 49)
Agulhas para tricô nº 6
Agulha auxiliar para fazer a trança
Agulha de crochê nº 3,5 para finalizar

PASSO A PASSO:
Colocar 76 pontos na agulha e tricotar em ponto barra 1/1 por 9 carreiras
10ª carr.: 3pm, repetir 4x *10pt, 2pm, 4pt, 2pm*, e finalizar a carreira com 3pm
11ª carr.: 3pt, começar o ponto fantasia trançado, 2pt, começar o ponto fantasia vazado, 2pt. Continuar até o final da carreira e os 3 últimos pontos fazer em tricô.

Continuar o trabalho utilizando os 2 pontos fantasia indicados e nas carreiras do avesso seguir o que os pontos pedem: meia onde tem meia e tricô onde tem tricô.

Tecer até chegar em pelo menos 16cm de comprimento e dar início as diminuições.
As diminuições estão explicadinhas no vídeo a partir de 11 minutos e 35 segundos.

Após as diminuições, rematar os 29 pontos restantes de uma só vez e costurar a lateral da touca.


PONTO FANTASIA TRANÇADO
Para fazer a trança, utilize a agulha auxiliar.
1ª carr.: Com o trabalho do lado direito, nos 4 pontos meia equivalentes a trança, retire os 2 primeiros pontos da agulha de tricô e coloque na agulha auxiliar, tricote os 2 pontos seguintes em meia, devolva os 2 pontos para a agulha de tricô e tricote em meia.
2ª carr.: tricô
3ª carr.: meia
4ª carr.: tricô
5ª carr.: meia
6ª carr.: tricô
A partir da 7ª carr., repetir da 1ª a 6ª carr. até atingir 16cm de trabalho, ou mais.

PONTO FANTASIA VAZADO 
Com o trabalho no lado direito, nos 10 pontos em meia equivalentes ao ponto vazado:
1ª carr.: 2pjm, 1 laçada por 5x
2ª carr.: tricô
3ª carr.: 1 laçada, 2pjm por 5x
4ª carr.: tricô
A partir da 5ª carr., repetir da 1ª a 4ª carr. até atingir 16cm de trabalho, ou mais.


Espero que tenham gostado dessa touca, me diga o que tu achou aqui nos comentários! ♥

Beijos!

Você também vai gostar de ler:

29 Comentários

  1. que lindo esse gorro, eu perdi um que minha fez e to querendo outro!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Muito obrigada por ensinar!

    ResponderExcluir
  3. Lindinho e super meigo.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha! Quando eu era mais nova, até sabia fazer uns pontos, mas esqueci totalmente hahahaha.
    Ficou muito lindo o gorro!

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Lindo ... Vou tentar fazer 😍

    ResponderExcluir
  6. Lindaaaaaaaaaa, faltou a parte final como arrema
    tar, mas, vou pelo vídeo. Obrigada, tu é um amor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sandra!
      Obrigada! ♥
      Sim, deixei só no vídeo mesmo porque tá mais explicadinho lá!

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Bianca!
    Lindo teu gorro!
    To tentando fazer, mas sou meio atrapalhada. Pode me esclarecer uma dúvida inicial?
    É pra colocar 76 pontos na agulha né? Mas depois da barra, quando começa a fazer: 3pm, 4x *10pt, 2pm, 4pt, 2pm*, 3pm , a soma de pontos dessa carreira não dá 78?
    Obrigada pela ajuda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sabrina!
      Obrigada querida!
      Na 4ª repetição a sequência de ** vai até os 4pt pois sobram apenas 3 pontos, que serão os 3 pontos de borda.

      Beijoo!

      Excluir
  8. Boa tarde!
    Bianca é lindo o gorro. Apaixonei só não entendi uma coisa no ponto vazadinho a primeira carreira OK entendi mas no avesso vc fala pra acompanhar os pontos tem uma laçada junto não sei se faço tricô ou meia. Desculpe já vi seu vídeo uma porção de vez e não solucionou meu problema. Helô por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da receita! :)
      No lado avesso, os 10 pontos do ponto fantasia vazadinho, você tricota em tricô!

      Espero ter ajudado!
      Beijos!

      Excluir
  9. Lindinha me ajude por favor. No ponto vazadinho no avesso vc fala pra acompanhar os pontos, e a laçada da carreira anterior eu faço tricô ou meia. já vi seu vídeo uma porção de vez e não solucionou meu problema. Help please. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Boa noite, tudo bem?
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da receita! :)
      No lado avesso, os 10 pontos do ponto fantasia vazadinho, você tricota em tricô! A explicação dos 2 pontos fantasia estão aqui no post!

      Beijoo!

      Excluir
  10. Muito lindo. Mas um pouco confuso. Vc começou o trabalho pelo avesso? O direito é o lado que fica a la pinturada. Ai a 11 e o avesso, que é o trico e vc fez o ponto. Bem confuso já vi o vídeo umas dez vezes. Tem alguma coisa errada? Será que vc pode me dar uma resposta.......

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Vc só mostra fazendo o passo a passo só no direito,o avesso fica no ar......p

    ResponderExcluir
  12. Lindo gorro. Só não entendi vc começa o ponto a 12 carreira não seria o avesso tricô. Aí vc faz a outra carreira de ponto fantasia. Então só depois dessas duas carreiras que começa o avesso toda em tricô. Por favor me ajude .ele é lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli! Obrigada!
      É realmente um modelinho complexo de fazer pois envolve 2 pontos fantasia diferentes, mas vai com calma que tu vai conseguir! :)
      As carreiras pares são lado avesso e as carreiras impares são lado direito.
      O avesso não é todo em tricô, no avesso você tricota os pontos ao contrário do que fez no direito: onde era meia você faz tricô e onde era tricô você faz meia.
      Espero ter ajudado.

      Beijos

      Excluir
  13. Oii Bianca, lindíssima essa touca!
    Comecei a tricotar ela ontem mas me perdi no avesso do ponto vazado. Estava acompanhando somente pelo vídeo mas hoje vou tentar novamente com a receita aqui do blog.
    Minha dúvida é a seguinte: no avesso devo acompanhar os pontos na posição em que estão na agulha???
    Bjuss Camila

    ResponderExcluir
  14. Bianca, li os comentários anteriores, li a receita, assisti o vídeo novamente e consegui sanar a minha dúvida anterior. Obrigada bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Camila!!!
      Que bom que tu conseguiu!!!
      Quando ficar pronta me manda foto! :)

      Bjs!

      Excluir
  15. Olá Bianca tem como mostrar um vídeo detalhando o lado avesso, pelo que percebi tá todas com dúvidas. Você é muito talentosa.beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana! Obrigada! ♥
      Onde você tricotou em ponto meia no lado direito (o ponto vazado é tricotado em meia também), você tricota em ponto tricô no lado avesso, e onde tinha feito ponto tricô no lado direito, tricota em meia no lado avesso.

      Beijos!

      Excluir
  16. Olá Bianca pelo que percebi todas tem dúvidas a respeito do lado avesso, será que você não postaria um vídeo mais detalhado, já tentei várias vezes e até agora não acertei. Beijos seus trabalhos São lindos.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Bianca
    Parabéns seus trabalhos são lindos.
    Me tira uma dúvida, aliás duas, Vc só tricota a trança á cada carreiras?
    O primeiro ponto vc só passa para a agulha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nubia, boa noite!
      Obrigada! ♥
      A transição da trança é feita de 6 em 6 carreiras. E o primeiro ponto eu só passo pra agulha, mas você pode tricotar o primeiro ponto normalmente!

      Beijos! :)

      Excluir
  18. Booa tarde Bianca lindo gorro amei, gostaria muito de saber se posso utilizar o fil Barroco para faze-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helem! Pode utilizar o fio que tu quiser, entretanto como o Barroco tem espessura diferente, tu terás que usar uma agulha menor e vai precisar de mais pontos.
      Para descobrir a quantidade certa de pontos, considere a largura da peça em 56cm e siga as orientações desse vídeo:

      COMO SABER A QUANTIDADE CERTA DE PONTOS PARA CADA TAMANHO DE PEÇA: https://www.youtube.com/watch?v=Ms7_3Cs2YEM

      Beijos!

      Excluir
  19. Minh flor js tentei fazer esse gorro varias vezes e acabo desmanchando, ele é lindo mais muito complicado, na hora do ponto fazado pego 2 pjs e uma lçd, tenho que termina em 2 pjs ou em 1 lçd, e se termina em lçd como vou fazer o outro ponto em tricor, ai a lçd vai soltar, e no lado avesso os pontos juntos tenho que fazer em tricor ou juntos tbm, me ajude por favor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helem, bom dia!
      Na hora de fazer o ponto vazado, tem que fazer conforme a orientação que dei na receita (para não desmanchar a tua laçada, faça todas laçada de trás pra frente da agulha, tu deve estar fazendo da frente pra trás).
      E no lado avesso tu faz os pontos em tricô.

      Beijos!

      Excluir