Subscribe

Google +

Quantos pontos colocar na agulha para cada tamanho de peça | Tricô para iniciantes

by - quinta-feira, maio 25, 2017

Olá, tudo bem?

Desde que comecei a postar vídeos de tricô no meu canal, várias pessoas vem até mim com uma dúvida bem frequente: quantos pontos devo colocar na agulha para tecer o tamanho X? Essa é uma questão difícil de responder, já que eu não sei se a pessoa vai usar a mesma agulha e mesmo fio que eu indiquei e se ela tem ou não a mesma tensão de ponto que eu, então pensando nisso resolvi gravar esse vídeo, assim quem tiver dúvidas a respeito disso, poderá aprender como fazer uma conta simples para chegar no resultado desejado.


1ª - Escolher a peça que você quer tecer em um tamanho diferente da receita que você viu.
2ª - Decidir qual o fio e agulha que serão utilizados para tecer a nova peça.
3ª - Fazer uma amostra de tricô: para fazer a amostra você coloca de 10 a 20 pontos na agulha e tece em ponto meia na frente e tricô no avesso até um pouco mais de 5cm de comprimento.
4ª - Com a amostra pronta e a ajuda de uma fita métrica você mede quantos pontos e quantas carreiras cabem em por exemplo: 5cm.

No exemplo do vídeo, eu utilizei o fio Retrô da Círculo e agulha de tricô nº 6, e para um quadrado de 5x5cm na minha tensão de ponto, eu preciso de 7 pontos e 10 carreiras.

Agora colocando na prática: se eu tenho um tamanho de busto de 86 cm, quero fazer um blusão e preciso descobrir a quantidade de pontos para tecer a peça com o fio e agulha dessa amostra que fiz, eu vou utilizar a regra de 3:

86 cm - ???
5 cm - 7 pontos

Na regra de 3 eu vou multiplicar 7 por 86 e dividir o resultado por 5, resultando no valor de 120 pontos, sendo que 60 pontos é para a parte da frente e 60 pontos para a parte de trás do meu blusão.

Para não restar nenhuma dúvida, assista a vídeo aula! Nela eu expliquei detalhadamente como chegar nesse resultado! :)

Espero que tenham gostado!

Beijos e até breve!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

3 Comentários

  1. bem fácil de fazer obrigada por compartilhar cnosco

    ResponderExcluir
  2. Bianca, gosto muito dos seus vídeos. São muito bem explicados e adoro suas sugestões e incluxive já fiz algumas. Muito obrigada pelas boas dicas que vc sempre publica. Bjo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns. sapiando na net, encontrei seu blog, amo fazer crochê e tricot, lindos suas peças....

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!