Subscribe

Google +

Na estante: A Última Carta de Amor, de Jojo Moyes

by - quinta-feira, dezembro 30, 2021

Depois de mais de 4 anos, tô retornando as resenhas literárias aqui no blog! :) Pra quem se interessa pelo assunto, é só clicar aqui pra conferir as outras resenhas que compartilhei anos atrás.
Na resenha de hoje, vou falar um pouquinho do livro "A última carta de amor", da Jojo Moyes. Esse é o 2º livro da autora que eu leio e eu sigo apaixonada pela escrita dela!


Editora: Intrínseca
Páginas: 368
Sinopse: Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. De volta a casa com o marido, ela tenta, em vão, recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por "B", e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante.

Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido - em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por "B", e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas do seu próprio relacionamento.

Com personagens realisticamente complexos e uma trama bem-elaborada, A última carta de amor entrelaça as histórias de paixão, adultério e perda de Ellie e Jennifer. Um livro comovente e irremediavelmente romântico.

~ ❤ ~


Eu nem sei como começar a escrever o que eu achei dessa história, porque faz um tempinho que eu terminei, mas ainda não superei o fim. Sou dessas que se apega nos personagens e depois fico pensando neles por um bom tempo. 

No começo do livro eu fiquei um pouco confusa pois cada capítulo vai mudando a época em que estão os personagens, e até eu pegar o jeito e entender a ordem do que estava acontecendo, eu fiquei meio perdida, mas nada que não me deixou entender tudo perfeitamente depois. E em cada capítulo finalizado, eu ficava desesperada pra começar o próximo e saber como tudo ia continuar, aquela ansiedade gostosa pra descobrir o futuro dos personagens sabe? 

A história de amor de Jennifer e Boot é triste, comovente e linda, e embora os desencontros do tempo tenham cortado ao meio tudo o que eles poderiam ter vivido, o decorrer da leitura é tão emocionante quanto o final. 

E eu também já vou aproveitar pra fazer algumas comparações entre o livro e a adaptação em filme. As duas experiências foram boas, mas o filme mudou completamente várias nuances e até mesmo o final de 2 personagens. E obviamente, eu gostei muito mais do livro que é repleto de detalhes, do que do filme que misturou muita coisa da história escrita e que mudou a história de vida de uma das personagens principais (no livro Ellie é amante de um homem casado e vários sentimentos se desencadeiam dessa relação, no filme ela tinha um noivo e se separou recentemente, o que muda completamente o contexto do drama dessa personagem). Na minha humilde opinião, essa história ficaria muito boa em uma minissérie e poderia ter os detalhes trabalhados de forma mais fiel. :)

//

Eu tô escrevendo isso tudo aqui mais pra eu usar como referência no futuro, pra quando eu quiser relembrar algum detalhe, mas cuidei pra não dar spoiler e não comprometer a leitura de ninguém. 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

0 Comentários

Obrigada por deixar seu comentário!