Subscribe

Google +

Blusa Diamante | Passo a passo de tricô

by - segunda-feira, abril 11, 2022

Oie, gente!
Tudo bem com vocês?

Hoje finalmente foi pro ar no canal a aula com o tutorial dessa blusa de tricô que teci com o fio Diamante da Círculo. Pra quem me acompanha no Instagram já estava sabendo desse projeto, então se não me acompanha ainda, é só começar a me seguir agora: https://www.instagram.com/canaldabianca 


Normalmente eu tenho passado as informações de material, medidas e quantidade de pontos direto na vídeo aula, mas como dessa vez eu tava sem muito tempo pra essa parte da edição, eu resolvi registrar todas essas informações aqui no blog mesmo. E é extremamente importante que antes de começar a tecer o projeto, você leia com atenção todas essas orientações, ok?

As informações abaixo e o vídeo com o passo a passo se complementam, então é necessário consumir todo o conteúdo com atenção para aprender a peça.
E assim como eu quebrei a cabeça pra trazer todas essas dicas e todas essas contas, talvez também seja necessário você investir um pouco de tempo pra ajustar algumas coisas enquanto estiver tecendo, então não tenha medo, o máximo que vai acontecer é ter que desmanchar e refazer, que é algo que eu já tô acostumada pois acontece sempre comigo. :)

SOBRE O MATERIAL:
- Agulhas de tricô nº 5 e nº 6
- Agulha de tapeçaria
- Fio Diamante da Círculo / TEX 606 / 100% acrílico / 100g contém 165m

ESTIMATIVA DE NOVELOS (com base no fio Diamante):
(estimativa baseada na minha tensão de ponto)

Usando 3 cores:
PP ou P: 1 novelo 854 (marrom), 1 novelo 7319 (mostarda), 4 novelos 3480 (terracota)
M: 2 novelos 854 (marrom), 2 novelos 7319 (mostarda), 4 novelos 3480 (terracota)
G ou GG:  2 novelos 854 (marrom), 2 novelos 7319 (mostarda), 5 novelos 3480 (terracota)

Usando apenas 1 cor:
PP ou P: 6 novelos
M: 7 novelos
G: 8 novelos
GG: 9 novelos

SUGESTÃO DE QUANTIDADE DE PONTOS:

A tensão do meu ponto com o fio Diamante e agulha 6 usando o ponto fantasia do projeto, em um quadrado de 10x10cm, são 16p de largura e 25 carreiras de altura.

Se você usar o mesmo material que eu ou algum material parecido e que dê a mesma tensão de ponto da minha amostra, você poderá usar as quantidades de pontos sugeridas a seguir:

Para iniciar cada parte do corpo: PP: 62p / P: 70p / M: 78p / G: 86p / GG: 94p
Para iniciar cada manga: PP: 34p / P: 36p / M: 40p / G: 44p / GG: 46p

Em cada parte do corpo temos pontos múltiplos de 4+2 e para as mangas, devido aos ajustes necessários de cada medida inicial, alguns tamanhos iniciam com pontos múltiplos de 4 e outros tamanhos com pontos múltiplos de 4+ 2.
Para os pontos múltiplos de 4 teça em todas as carreiras da barra a sequência de *2m, 2pt*, e para os pontos múltiplos de 4+2, faça a barra tecendo nas carreiras ímpares *2pm, 2pt*, 2pm e nas carreiras pares *2pt, 2pm*, 2pt.

Em relação aos aumentos das mangas, durante a aula eu já passei a quantidade necessária para que as cavas da manga encaixem nas cavas do corpo, portanto se fizer a peça seguindo a mesma quantidade de pontos (com a tensão igual a minha) e as mesmas medidas de comprimento que eu fiz, é só seguir o tutorial.

MEDIDAS DE BASE:

Se você usar um material diferente ou tiver uma tensão de ponto diferente da minha amostra, use as medidas indicadas como base e faça o cálculo dos pontos:

Circunferência do corpo com base no busto: PP: 80cm / P: 88cm / M: 96cm / G: 108cm / GG: 118cm
Para iniciar cada manga: PP: 21cm / P: 22cm / M: 25cm / G: 27cm / GG: 29cm

Depois de calcular os pontos do corpo, divida por 2 para saber a quantidade de pontos para cada parte da peça (frente e costas), e se necessário ajuste para que cada parte tenha pontos múltiplos de 4+2. Em relação as mangas, depois de calcular os pontos, se necessário apenas ajuste para pontos que sejam pares.

Para que as cavas das mangas encaixem nas cavas do corpo, é importante saber quantos aumentos serão necessários fazer no decorrer da manga. 
As alturas de cava sugeridas para o corpo são: PP: 18cm / P: 19cm / M: 20cm / G: 21cm / GG: 22cm, e a largura final da manga antes de começar os arremates da cava, deverá ter a mesma largura total da cava do corpo, então por exemplo no tamanho M a altura de cava do corpo é de 20cm, então a largura da manga precisa ter 40cm antes de iniciar as diminuições das cavas.
Para aprender como fazer esse cálculo de adaptação, tem uma parte da aula de um cardigã no canal, então é só usar esse link aqui, que eu já deixei na minutagem certinha desse cálculo.

Medidas auxiliares:
Início da abertura do decote: 8cm
Recuo de cada lateral do decote: 1,8cm
Recuo das cavas do corpo: 5cm

OUTRAS AULAS DE APOIO:

E pra conferir a aula, é só dar o play no vídeo! 


Beijos e até o próximo vídeo! :)

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

2 Comentários

  1. Muito lindo tudo o que você faz!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Bianca, adorei seu passo a passo dessa blusa, acompanho você a pouco tempo, mas já aprendi muito.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!