Subscribe

Google +

Retrospectiva 2017 - Experiências e mudanças

by - domingo, dezembro 31, 2017

Oii, gente!
Tudo bem?

Hoje apareci aqui no blog pra fazer uma retrospectiva do meu 2017. Se em 2016 várias coisas mudaram em mim, 2017 aconteceu pra revolucionar ainda mais o que eu guardo dentro de mim e também pra modificar meu jeito de ver certas coisas sobre a vida. É tanta coisa que mudou em mim, tão sem querer, que parece que as palavras não serão suficientes pra descrever o que eu sinto. Alguém me entende?

Quando eu olho pra trás, vejo que poucas coisas ruins aconteceram. Sim, eu tive momentos difíceis esse ano, como qualquer outro ser humano desse planeta, mas com a maneira que a vida me ensinou de encarar as coisas, tem sido mais fácil apagar as coisas chatas e guardar só as boas, e dependendo da perspectiva que você olhar a vida, até algo ruim pode te trazer algo de bom.


Eu sempre gostei de fazer retrospectivas da minha vida, mas admito que esse ano eu tava com uma certa preguiçinha, então tô aqui agora inspirada por um vídeo da Isa Ribeiro que assisti hoje mais cedo e fez acender em mim uma super vontade de retomar esse hábito. Diferente da Isa que durante o  ano anotou as coisas legais que aconteceram na vida dela, eu vou apenas ir escrevendo as coisas que me vierem na cabeça e que de alguma forma me fizeram sentir melhor, tanto no físico como no emocional.

No post que eu fiz no início desse ano pra falar sobre o que rolou na minha vida em 2016, eu disse que não faria muitas metas, que o que eu realmente queria era não perder o foco. Eu lembro que pensei em escrever algo sobre as metas pro meu trabalho em algum papel, mas revirei aqui nas minhas anotações e não encontrei nada, então acho que talvez eu nem tenha chegado a escrever nada mesmo.

CORTEI MEU CABELO
Ano passado eu queria muito deixar o meu cabelo crescer e eu consegui. Esse ano eu queria muito cortar, e claro, cortei. Por anos da minha vida eu usei cabelo comprido, e depois de acostumar a usar curtinho, se tornou algo viciante pra mim, hehe. Cortei em junho, e já cresceu bastante, então só vou esperar um tanto bom pra poder doar de novo e depois passo a tesoura!
Outra coisa sobre meu cabelo é que em novembro fez 2 anos que eu não faço mais progressiva. Eu ainda tenho o costume de usar chapinha às vezes, mas sair de casa com o cabelo natural já não me incomoda mais, e isso me trouxe uma sensação de liberdade inexplicável.

TÔ ME IMPORTANDO MENOS COM O MENOS IMPORTANTE
Esse é um ponto bem delicado, mas é a verdade. Pra algumas pessoas pode ser difícil enxergar ou admitir, mas hoje eu não tenho mais vergonha de falar que já sofri por influência das redes sociais. Sabe a vida perfeita da moça do Instagram que a gente quer muito ter? Pois é, não dá gente. A vida perfeita de cada um é diferente, e a gente tem que reconhecer que a nossa vida também é perfeita, que mesmo com algumas dificuldades, a nossa vida é a vida que a gente precisa ter. Pára e pensa: tu acha mesmo que a moça do Instagram também não tem seus problemas pessoais? Todo mundo tem! Só que tem gente que só compartilha o lado bom (o que não é crime nenhum, certo?) e  ai vai de quem acompanha saber diferenciar uma coisa da outra.
Por algum tempo eu queria ter uma vida perfeita, que nem das moças que eu via na internet, mas um belo dia eu comecei a ver que a minha vida era boa pra mim, que era só eu dar valor para as minhas próprias possibilidades e recursos, e é incrível como tudo tá mais fácil agora, e também em como eu estou mais em paz comigo mesma.

NÃO PERDI O FOCO, MAS MUDEI A DIREÇÃO
O ano de 2016 foi muito bom pra mim em relação ao ateliê. Eu tive um crescimento surpreendente e que me deixou realizada. Comecei 2017 com um super foco para que o ateliê alavancasse da mesma maneira que aconteceu no ano anterior, mas como nem tudo depende da gente, os negócios esse ano não foram tão promissores quanto a minha imaginação.
Não dá pra dizer que o ateliê deu errado em 2017, porque ele deu super certo sim, só foi diferente do que eu esperava, mas em contra partida, eu compartilhei a direção do meu foco com outras atividades, o que virá no próximo tópico.

O CANAL NO YOUTUBE ACONTECEU
Gente, eu tenho canal no Youtube desde 2015, mas nunca achei que de fato isso fosse se tornar um trabalho pra mim. Eu fazia uns vídeos sobre moda e beleza que nunca tiveram muito sucesso, então postava super pouco. Em 2016 eu postei um vídeo de passo a passo de tricô e do nada um monte de gente começou a aparecer e pedir mais, e em 2017 comecei o ano com a ideia de fazer mais uns vídeos desse tipo. Comecei o ano adiando esse projeto, mas o Edu começou a me empurrar e desde março o canal realmente aconteceu, então de 4 mil inscritos que eu tinha no início do ano, tô chegando em 31/12/17 com quase 50K. Quem diria né? Eu não imaginava. Tô muito contente e realizada com tanta gente linda e querida me acompanhando, e orgulhosa por ter a oportunidade de compartilhar algo realmente útil e que pode ajudar as pessoas.

ME CONECTEI MAIS COM O ESPIRITISMO
É incrível como as coisas começaram a fazer mais sentido pra mim esse ano. Eu me sinto espírita desde que eu me conheço por gente, mesmo quando eu era criança e ia na Igreja Católica com os meus pais, eu sabia que lá não era o lugar certo pro que eu sentia. Eu comecei a frequentar um centro espirita com 15 anos, o que hoje é metade dessa minha vida, mas foi esse ano que eu senti que realmente comecei a evoluir, a amadurecer, a me encontrar, a me conhecer melhor, a sentir e dar melhor valor pras coisas, a entender o sentido da vida, a saber o porque que eu tô aqui. Eu não saberei explicar como aconteceu porque foi algo absolutamente natural, mas quando eu vi eu já estava absorvida pelo envolvimento com as energias espirituais e tive a maior certeza que estou sempre amparada pelo amor de Deus e de Jesus.
Que fique claro que eu não sou contra outras religiões (sempre é bom falar né?), pois cada um deve compartilhar sua vida com a religião que lhe faz bem. Pra mim o que realmente importa é que Deus (não importa o nome que Lhe chamem) é um só, e que Jesus nos ama incondicionalmente e ele iluminará nosso caminho para que tenhamos nossa evolução e que possamos nos tornar pessoas melhores.

O EDU FEZ UMA HORTA
O acontecimento é do Edu, mas me sinto feliz em viver isso com ele. De uns meses pra cá, do nada nos apaixonamos mais pelo verde das plantas e aqui em casa agora a gente quer colocar plantinha em tudo. Tá acontecendo aos poucos pois é um processo pra gente, mas cada plantinha que chega é uma beleza a mais pro nosso lar! ❤ E tô aprendendo muito a apreciar mais ainda a natureza, o detalhe, as pequenas coisas. E sério gente, não há preço que pague a sensação de colher uns tomatinhos direto da horta, haha!

SAÚDE
Vou falar de uma maneira geral porque isso envolve coisas muito delicadas pra mim e pra minha família, mas graças a Deus, estamos acabando um ano com mentes mais saudáveis por aqui.

MEU HD ESTRAGOU E EU SURTEI
Faz uns 2 meses que eu tava bem sentada na frente do notebook pra editar um vídeo e meu computador travou. Tentei salvar de todas as maneiras possíveis o que eu tinha arquivado, mas meu HD estragou de um jeito que foi impossível recuperar o que tinha dentro. No dia do acontecido e no dia seguinte eu fiquei louca, desesperada, até que me dei por conta que eu tava fazendo um papel ridículo. Por mais que tivessem coisas ali dentro que eram importantes e que em momento ou outro me fariam falta, eram somente coisas, das quais a maioria eu poderia começar a fazer do zero de novo. No fim das contas eu considerei que o fato do meu HD estragar poderia ser o final de um ciclo e o início de outro. Na semana seguinte comprei um HD novo e tô bem feliz, tá tudo certo e eu tô viva e inteira, que é o mais importante. E de quebra, quando fui instalar tudo de novo, acabei aprendendo coisas novas.

ME APROXIMEI MAIS DAS PESSOAS QUE EU AMO E CONHECI PESSOAS INSPIRADORAS
Todo mundo conhece muita gente, mas sempre tem aquelas pessoas (família e amigos), que fazem a diferença né? Mesmo com o dia a dia corrido, consegui ver e conviver bem com as pessoas que eu mais amo, e isso ajudou muito a me fortalecer. Espero também ter fortalecido essas pessoas.
Falei antes da internet, mas não quero que pensem que sou radical. A internet é algo muito bom, é só a gente saber usar a nosso favor, e esse ano conheci pessoas muito inspiradoras que mesmo de longe e sem saber, estão me ajudando muito a crescer como pessoa.

UMA VIDA MAIS SIMPLES E COM MENOS COISAS
Eu sempre disse que sou uma pessoa simples, mas nisso sempre quis me referir que não sou de muitas frescuras. Esse ano acrescentei algo a mais nesse perfil de simplicidade: aprendi a viver com menos coisas. Uma transformação muito grande foi acontecendo em mim ao longo dos anos, e em 2017 eu realmente senti que não necessito assim de tantas coisas pra ser feliz. Ainda tenho muito o que aprender a desapegar das coisas materiais, mas com toda a naturalidade posso dizer que hoje não sinto mais aquela vontade louca de sair comprando tudo o que eu acho bonito.


As coisas que me vieram na mente agora foram essas, se eu lembrar de algo super importante que me falhou agora, volto aqui e acrescento.

Espero muito que 2017 tenha sido bom pra vocês, que mesmo diante alguma dificuldade, a vida tenha te mostrado como tirar o melhor dos tombos.
Que 2018 seja um ano lindo, com muito amor e muito aprendizado. Que a cada dia, independente de começo de ano ou não, seja um recomeço. Seja um jeito novo de ver e sentir a vida.

Beijos e até breve! :) 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

0 Comentários

Obrigada por deixar seu comentário!