Subscribe

Google +

Blusão Oversize com Urbano | Tricô

by - segunda-feira, maio 14, 2018

Oii, gente! Tudo bem?

Finalmente está no ar a vídeo aula do blusão oversize feito com fio Urbano! 
A aula ficou grandona, por isso dividi o vídeo em 4 partes, e assim que for publicando no canal, deixarei o link dos vídeos aqui no post pra vocês assistirem. :)


Clique sobre o link para assistir o passo a passo. 

A receita original é do site da Círculo e vocês podem acessar o gráfico aqui.

Conforme combinado na primeira parte da vídeo aula, vou deixar aqui no blog algumas informações auxiliares pra tecer a peça. Em relação ao passo a passo da receita vocês podem assistir diretamente nas vídeo aulas.

MATERIAL UTILIZADO NA PEÇA QUE EU TECI:
- 6 novelos de Urbano na cor 3227
- Agulhas de tricô nº 8
- Agulha de tapeçaria

Obs1: Se você for tecer a peça nas indicações de tamanho maior, sugiro que garanta pelo menos 9 novelos de Urbano.
Obs2: Se quiser substituir por um fio com espessura parecida, pode utilizar o Fastpull.

UPDATE em 15/05/2018:  aprendi em algum momento da minha vida a fazer o mate simples da maneira como ensinei nesta vídeo aula: 1pm, passar 1 ponto sem fazer, e passar o ponto feito em meia por cima do ponto sem fazer, mas descobri hoje que a forma mais correta é: passar um ponto em meia sem fazer, fazer 1pm, e passar o ponto sem fazer por cima do ponto em meia. Se você faz de maneira diferente da que mostrei na aula, pode fazer sem preocupações, pelo que percebi os 2 jeitos dão certo!
Desculpe o transtorno! :)

ORIENTAÇÕES AUXILIARES:

É muito importante que vocês prestem bastante atenção nessa parte e que se possível tomem nota das informações necessárias pra tecer a peça. Se você não pegou a informação de primeira, leia ou assista o vídeo novamente para compreender melhor o raciocínio. Todas as informações para desenvolver a peça foram estudadas antes de eu compartilhar com vocês, então é só ir com calma e prestar atenção porque vai dar certo.

Antes de continuar eu quero dizer que mesmo que pareça um pouco difícil, vale muito a pena fazer essa blusa porque ela é linda, e que se vocês errarem, não se desesperem, até pegar o jeito eu me confundi em algumas partes e também tive que desmanchar e fazer de novo. Errar é normal e acontece com todas nós. O negócio é ter paciência e tentar de novo. Muitas vezes é errando que a gente aprende. Então vai anotando tudo e seguindo o passo a passo da vídeo aula, que vocês vão conseguir fazer.

//// ❤ ////

Sobre o corpo da blusa

Essa blusa tem uma largura total de 120 cm, então eu considero que ela seja tamanho único, mas pra quem usa tamanhos maiores como G e GG e quiser que a peça fique folgadinha no corpo como vai ficar para os tamanhos PP, P e M, eu vou deixar aqui sugestões de quantidade de pontos para começar a peça, então anota ai:

PP, P e M: começar com 54 pontos (depois dos aumentos cada parte vai ficar com 60cm de largura)
G e GG: começar com 66 pontos (depois dos aumentos cada parte vai ficar com cerca de 70cm de largura). 
Não se preocupem pois essa parte dos aumentos vou explicar durante o passo a passo. 

O ponto fantasia do corpo da blusa ocupa 53 pontos e 32 carreiras. Na vídeo aula eu teci e expliquei para o tamanho que inicia com 54 pontos, e depois de fazer os aumentos após a barra eu fiquei com 67 pontos na agulha. Para esse tamanho sobram 14 pontos da quantidade total do ponto fantasia e desses 14 pontos eu distribui 7 pontos para cada lado. 

▶ 54 pontos da barra + 13 pontos de aumento = 67 pontos
▶ 67 pontos - 53 pontos do ponto fantasia = 14 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 14 pontos/2 = 7 pontos para cada lado

Para a sugestão de tamanho que fica mais soltinho pra quem veste G e GG, depois dos aumentos vocês vão ficar com 79 pontos na agulha, e diminuindo os 53 pontos vocês terão 26 pontos para as bordas do ponto fantasia. Desses 26 pontos vocês vão distribuir 13 pontos para cada lado.

▶ 66 pontos da barra + 13 pontos de aumento = 79 pontos
▶ 79 pontos - 53 pontos do ponto fantasia = 26 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 26 pontos/2 = 13 pontos para cada lado

Durante a vídeo aula eu vou deixar na tela a sequência de pontos de cada uma das carreiras para o tamanho que estou tecendo, que é o que começa com 54 pontos. A diferença dos pontos de borda do tamanho maior para o tamanho menor é de 6 pontos para cada lado (13p - 7p = 6p), então pra quem optar em tecer o tamanho maior, sugiro que sempre adicione na contagem 6 pontos de borda para a quantidade de pontos de borda que vai ficar sendo sugerido na tela durante o passo a passo. 

Se vocês optarem fazer com outro material, façam o cálculo dos pontos com a ajuda dessa vídeo aula e podem utilizar como base de medida os seguintes cm:
PP, P e M - 50cm para a barra e 60cm para depois dos aumentos (medidas do tamanho que eu teci)
G e GG - 60cm para a barra e 70cm para depois dos aumentos.
Essa quantidade de centímetros é para cada lado da peça. 

Faça o cálculo dos pontos usando as 2 medidas indicadas para cada tamanho, e diminua a quantidade de pontos do corpo pela quantidade de pontos da barra da blusa para descobrir quantos pontos vocês terão que aumentar depois da barra. 

- Se for necessário, ajuste a quantidade de pontos iniciais para que o trabalho comece com pontos múltiplos de 4 + 2 pontos.
- Durante o ponto fantasia, centralize o desenho dos 53 pontos na quantidade total de pontos que você vai utilizar para o material escolhido.

Sobre as mangas

Para acompanhar os 2 tamanhos sugeridos para o corpo da blusa, também vou sugerir 2 tamanhos para vocês fazerem as mangas.

PP, P e M: começar com 26 pontos (depois dos primeiros aumentos a manga vai ficar com cerca de 33cm de largura)
G e GG: começar com 30 pontos (depois dos primeiros aumentos a manga vai ficar com cerca de 37cm de largura)
Não se preocupem pois essa parte dos aumentos eu também vou explicar durante o passo a passo. 

O ponto fantasia das mangas segue a mesma base do ponto do corpo da blusa, porém ele tem uma frequência de pontos e carreiras diferentes. 

O ponto fantasia das mangas ocupa 33 pontos e 28 carreiras. Na vídeo aula eu teci e expliquei para o tamanho que inicia com 26 pontos, e depois de fazer os aumentos após a barra eu fiquei com 37 pontos na agulha. Para esse tamanho sobram 4 (37-33=4) pontos da quantidade total do ponto fantasia e desses 4 pontos ficam 2 pontos para cada borda do ponto fantasia. 

▶ 26 pontos da barra + 11 pontos de aumento = 37 pontos
▶ 37 pontos - 33 pontos do ponto fantasia = 4 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 4 pontos/2 = 2 pontos para cada lado

Para a sugestão de tamanho que fica mais soltinho pra quem veste G e GG, depois dos aumentos vocês vão ficar com 41 pontos na agulha, e diminuindo os 33 pontos vocês terão 8 pontos para as bordas do ponto fantasia. Desses 8 pontos vocês vão distribuir 4 pontos para cada lado.

▶ 30 pontos da barra + 11 pontos de aumento = 41 pontos
▶ 41 pontos - 33 pontos do ponto fantasia = 8 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 8 pontos/2 = 4 pontos para cada lado

Durante a vídeo aula eu vou deixar na tela a sequência de pontos de cada uma das carreiras para o tamanho que estou tecendo, que é o que começa com 26 pontos. A diferença dos pontos de borda do tamanho maior para o tamanho menor é de 2 pontos para cada lado (4p - 2p = 2p), então pra quem optar em tecer o tamanho maior, sugiro que sempre adicione na contagem 2 pontos de borda para a quantidade de pontos de borda que vai ficar sendo sugerida na tela durante o passo a passo. 

Se vocês optarem em fazer com outro material, façam o cálculo dos pontos com a ajuda da mesma vídeo aula que indiquei antes e podem utilizar como base de medida os seguintes cm:
PP, P e M - 23cm para a barra e 33cm para depois dos aumentos.
G e GG - 27cm para a barra e 37cm para depois dos aumentos.

Faça o cálculo dos pontos usando as 2 medidas indicadas para cada tamanho, e diminua a quantidade de pontos da largura maior pela quantidade de pontos da barra da manga, assim você vai descobrir quantos pontos que será preciso aumentar depois da barra. 

- Se for necessário, ajuste a quantidade de pontos iniciais para que o trabalho comece com pontos múltiplos de 4 + 2 pontos.
- Durante o ponto fantasia, centralize o desenho dos 33 pontos na quantidade total de pontos que você vai utilizar para o material escolhido.

Eu sei que com esse monte de informações parece complicado, mas se eu consegui, vocês conseguem também! É só ter paciência e ir com calma. :)

Conta pra mim o que vocês acharam da peça!
Beijos e até mais! :) 

Você também vai gostar de ver:

OBRIGADA PELA SUA VISITA!

Se você tiver alguma dúvida relacionada as peças que ensinei, faça sua pergunta diretamente nos comentários da vídeo aula, lá no meu canal do Youtube.

Para acessar o vídeo, é só clicar no título da vídeo aula que está no post ou no link que deixei indicando a vídeo aula.

Se você quiser, também poderá olhar a aba FAQ aqui do blog para consultar se sua dúvida está lá. :)

Até mais! ❤

0 Comentários