Subscribe

Google +

Blusão Oversize com Urbano | Tricô

by - segunda-feira, maio 14, 2018

Oii, gente! Tudo bem?

Finalmente está no ar a vídeo aula do blusão oversize feito com fio Urbano! 
A aula ficou grandona, por isso dividi o vídeo em 4 partes, e assim que for publicando no canal, deixarei o link dos vídeos aqui no post pra vocês assistirem. :)


Clique sobre o link para assistir o passo a passo. 

A receita original é do site da Círculo e vocês podem acessar o gráfico aqui.

Conforme combinado na primeira parte da vídeo aula, vou deixar aqui no blog algumas informações auxiliares pra tecer a peça. Em relação ao passo a passo da receita vocês podem assistir diretamente nas vídeo aulas.

MATERIAL UTILIZADO NA PEÇA QUE EU TECI:
- 6 novelos de Urbano na cor 3227
- Agulhas de tricô nº 8
- Agulha de tapeçaria

Obs1: Se você for tecer a peça nas indicações de tamanho maior, sugiro que garanta pelo menos 9 novelos de Urbano.
Obs2: Se quiser substituir por um fio com espessura parecida, pode utilizar o Fastpull.

UPDATE em 15/05/2018:  aprendi em algum momento da minha vida a fazer o mate simples da maneira como ensinei nesta vídeo aula: 1pm, passar 1 ponto sem fazer, e passar o ponto feito em meia por cima do ponto sem fazer, mas descobri hoje que a forma mais correta é: passar um ponto em meia sem fazer, fazer 1pm, e passar o ponto sem fazer por cima do ponto em meia. Se você faz de maneira diferente da que mostrei na aula, pode fazer sem preocupações, pelo que percebi os 2 jeitos dão certo!
Desculpe o transtorno! :)

ORIENTAÇÕES AUXILIARES:

É muito importante que vocês prestem bastante atenção nessa parte e que se possível tomem nota das informações necessárias pra tecer a peça. Se você não pegou a informação de primeira, leia ou assista o vídeo novamente para compreender melhor o raciocínio. Todas as informações para desenvolver a peça foram estudadas antes de eu compartilhar com vocês, então é só ir com calma e prestar atenção porque vai dar certo.

Antes de continuar eu quero dizer que mesmo que pareça um pouco difícil, vale muito a pena fazer essa blusa porque ela é linda, e que se vocês errarem, não se desesperem, até pegar o jeito eu me confundi em algumas partes e também tive que desmanchar e fazer de novo. Errar é normal e acontece com todas nós. O negócio é ter paciência e tentar de novo. Muitas vezes é errando que a gente aprende. Então vai anotando tudo e seguindo o passo a passo da vídeo aula, que vocês vão conseguir fazer.

//// ❤ ////

Sobre o corpo da blusa

Essa blusa tem uma largura total de 120 cm, então eu considero que ela seja tamanho único, mas pra quem usa tamanhos maiores como G e GG e quiser que a peça fique folgadinha no corpo como vai ficar para os tamanhos PP, P e M, eu vou deixar aqui sugestões de quantidade de pontos para começar a peça, então anota ai:

PP, P e M: começar com 54 pontos (depois dos aumentos cada parte vai ficar com 60cm de largura)
G e GG: começar com 66 pontos (depois dos aumentos cada parte vai ficar com cerca de 70cm de largura). 
Não se preocupem pois essa parte dos aumentos vou explicar durante o passo a passo. 

O ponto fantasia do corpo da blusa ocupa 53 pontos e 32 carreiras. Na vídeo aula eu teci e expliquei para o tamanho que inicia com 54 pontos, e depois de fazer os aumentos após a barra eu fiquei com 67 pontos na agulha. Para esse tamanho sobram 14 pontos da quantidade total do ponto fantasia e desses 14 pontos eu distribui 7 pontos para cada lado. 

▶ 54 pontos da barra + 13 pontos de aumento = 67 pontos
▶ 67 pontos - 53 pontos do ponto fantasia = 14 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 14 pontos/2 = 7 pontos para cada lado

Para a sugestão de tamanho que fica mais soltinho pra quem veste G e GG, depois dos aumentos vocês vão ficar com 79 pontos na agulha, e diminuindo os 53 pontos vocês terão 26 pontos para as bordas do ponto fantasia. Desses 26 pontos vocês vão distribuir 13 pontos para cada lado.

▶ 66 pontos da barra + 13 pontos de aumento = 79 pontos
▶ 79 pontos - 53 pontos do ponto fantasia = 26 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 26 pontos/2 = 13 pontos para cada lado

Durante a vídeo aula eu vou deixar na tela a sequência de pontos de cada uma das carreiras para o tamanho que estou tecendo, que é o que começa com 54 pontos. A diferença dos pontos de borda do tamanho maior para o tamanho menor é de 6 pontos para cada lado (13p - 7p = 6p), então pra quem optar em tecer o tamanho maior, sugiro que sempre adicione na contagem 6 pontos de borda para a quantidade de pontos de borda que vai ficar sendo sugerido na tela durante o passo a passo. 

Se vocês optarem fazer com outro material, façam o cálculo dos pontos com a ajuda dessa vídeo aula e podem utilizar como base de medida os seguintes cm:
PP, P e M - 50cm para a barra e 60cm para depois dos aumentos (medidas do tamanho que eu teci)
G e GG - 60cm para a barra e 70cm para depois dos aumentos.
Essa quantidade de centímetros é para cada lado da peça. 

Faça o cálculo dos pontos usando as 2 medidas indicadas para cada tamanho, e diminua a quantidade de pontos do corpo pela quantidade de pontos da barra da blusa para descobrir quantos pontos vocês terão que aumentar depois da barra. 

- Se for necessário, ajuste a quantidade de pontos iniciais para que o trabalho comece com pontos múltiplos de 4 + 2 pontos.
- Durante o ponto fantasia, centralize o desenho dos 53 pontos na quantidade total de pontos que você vai utilizar para o material escolhido.

Sobre as mangas

Para acompanhar os 2 tamanhos sugeridos para o corpo da blusa, também vou sugerir 2 tamanhos para vocês fazerem as mangas.

PP, P e M: começar com 26 pontos (depois dos primeiros aumentos a manga vai ficar com cerca de 33cm de largura)
G e GG: começar com 30 pontos (depois dos primeiros aumentos a manga vai ficar com cerca de 37cm de largura)
Não se preocupem pois essa parte dos aumentos eu também vou explicar durante o passo a passo. 

O ponto fantasia das mangas segue a mesma base do ponto do corpo da blusa, porém ele tem uma frequência de pontos e carreiras diferentes. 

O ponto fantasia das mangas ocupa 33 pontos e 28 carreiras. Na vídeo aula eu teci e expliquei para o tamanho que inicia com 26 pontos, e depois de fazer os aumentos após a barra eu fiquei com 37 pontos na agulha. Para esse tamanho sobram 4 (37-33=4) pontos da quantidade total do ponto fantasia e desses 4 pontos ficam 2 pontos para cada borda do ponto fantasia. 

▶ 26 pontos da barra + 11 pontos de aumento = 37 pontos
▶ 37 pontos - 33 pontos do ponto fantasia = 4 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 4 pontos/2 = 2 pontos para cada lado

Para a sugestão de tamanho que fica mais soltinho pra quem veste G e GG, depois dos aumentos vocês vão ficar com 41 pontos na agulha, e diminuindo os 33 pontos vocês terão 8 pontos para as bordas do ponto fantasia. Desses 8 pontos vocês vão distribuir 4 pontos para cada lado.

▶ 30 pontos da barra + 11 pontos de aumento = 41 pontos
▶ 41 pontos - 33 pontos do ponto fantasia = 8 pontos para as bordas do ponto fantasia
▶ 8 pontos/2 = 4 pontos para cada lado

Durante a vídeo aula eu vou deixar na tela a sequência de pontos de cada uma das carreiras para o tamanho que estou tecendo, que é o que começa com 26 pontos. A diferença dos pontos de borda do tamanho maior para o tamanho menor é de 2 pontos para cada lado (4p - 2p = 2p), então pra quem optar em tecer o tamanho maior, sugiro que sempre adicione na contagem 2 pontos de borda para a quantidade de pontos de borda que vai ficar sendo sugerida na tela durante o passo a passo. 

Se vocês optarem em fazer com outro material, façam o cálculo dos pontos com a ajuda da mesma vídeo aula que indiquei antes e podem utilizar como base de medida os seguintes cm:
PP, P e M - 23cm para a barra e 33cm para depois dos aumentos.
G e GG - 27cm para a barra e 37cm para depois dos aumentos.

Faça o cálculo dos pontos usando as 2 medidas indicadas para cada tamanho, e diminua a quantidade de pontos da largura maior pela quantidade de pontos da barra da manga, assim você vai descobrir quantos pontos que será preciso aumentar depois da barra. 

- Se for necessário, ajuste a quantidade de pontos iniciais para que o trabalho comece com pontos múltiplos de 4 + 2 pontos.
- Durante o ponto fantasia, centralize o desenho dos 33 pontos na quantidade total de pontos que você vai utilizar para o material escolhido.

Eu sei que com esse monte de informações parece complicado, mas se eu consegui, vocês conseguem também! É só ter paciência e ir com calma. :)

Conta pra mim o que vocês acharam da peça!
Beijos e até mais! :) 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

0 Comentários

Obrigada por deixar seu comentário!