Subscribe

Google +

5 coisas que eu não gosto na blogosfera atual

by - sexta-feira, agosto 21, 2015

Oiee! 
Esse mês um dos memes do Rotaroots é pra falar sobre as coisas chatas que estão acontecendo na blogosfera e que sob a vista dos meus olhos, de alguma maneira me incomodam e irritam bastante. Digamos que a lista seria grande, mas me organizei pra caber tudo e ser bem direta em apenas 5 itens.

Espero que tu não saia desse blog revoltada comigo depois de ler tudo isso, mas preciso aproveitar o momento e desabafar o que tou sentindo baseada na minha longa e humilde experiência na internê.


1) Comentários sem sentido. Eu fiz um post todo lindo, me dediquei um bom tempo do dia da vida ali, ai vem uma criaturinha que nem leu o texto direito ~ talvez nem tenha prestado atenção no título também  ~ e comenta qualquer coisa. Por favor gente, tenham a dignidade de pelo menos ler um pedaço do post e ver do que eu tou falando pra depois comentar! 
Felizmente a maioria dos comentários que recebo são lindos, são sinceros e dá pra sacar que a pessoa realmente prestou atenção no que está ali, mas é desanimador ver comentários sem conteúdo, que foram escritos só pra marcar presença.

2) Me segue que eu sigo de volta. Nãããããão faça isso, pliiiiiiiis! Eu seria mentirosa se eu dissesse que nunca fiz isso nos grupos do facebook, mas tenho vergonha de falar sobre isso! Gente, eu não tinha noção de como isso é feito e chato! O que importa não são os números, o que importa é o engajamento de quem te acompanha. Um blog legal é feito pelo conteúdo e não pela quantidade de curtidas na fanpage e dos seguidores no Instagram. Sorry, mas é verdade kêridinha!
Divulgar a fanpage nos grupos não é feio viu? Eu mesma faço isso, mas quem comenta em baixo "curti, pode retribuir?", eu nem olho... Parto do ponto de vista que se tu me curtiu é porque foi com a minha cara, não porque tá esperando que eu te curta também. 

3) Maria vai com as outras. Aí está mais um crime que eu cometi e às vezes ainda cometo, e que hoje em dia, em virtude da mesmice que encontramos na blogosfera, é quase impossível fugir. Vem uma blogger famosinha e faz uma tag ou um top 5 qualquer, depois aparecem um trilhão (exageraaadaaaa) de pessoas fazendo a MESMA COISA e esperando o MESMO SUCESSO no post ou vídeo. Confesso que tem coisas que eu até curto olhar, mas na maioria chega a me dar uma coisa quando durante uma semana eu entro em vários blogs e vejo exatamente o MESMO tipo de conteúdo com o MESMO assunto. Com licença, vou fechar a abinha.

4) Deslumbramento. Felizmente contra esse eu fui vacinada. Meus pais sempre me ensinaram que na vida precisamos continuar humildes aconteça o que acontecer. Obviamente que meu blog tá longe de ser famoso e obviamente que eu também entendo que uma blogueira famosa pode passar uma certa dificuldade em dar conta de responder todo mundo, mas o que me anoja mesmo são aquelas meninas que recém começaram com o blog, que fizeram um sucesso de imediato e que o rei cresceu na barriga e começaram a esnobar quem tava ali acompanhando desde o comecinho e que começaram a se achar nas redes sociais. Já parei de seguir gente por causa disso e admiro mais ainda quem tem de fato sucesso e que sabe mantê-lo sendo legal com as leitoras.

5) Ostentação. Preciso falar sobre isso? Sim, preciso. Em tempos que a internet impera o que muita gente quer é mostrar que tá feliz e que vive uma vida boa e perfeita. Uma pena que nem tudo é bem assim como tu vê do outro lado da telinha pelo simples fato de que é impossível uma pessoa viver sem que alguma coisa a incomode ou sem ter um probleminha no cotidiano. Eu não preciso ter coisas e ser alguém que outras pessoas já tem ou são, se eu comprar alguma coisa pra mim é porque eu já queria muito ou precisava (tou falando dessas modinhas tipo a árvore piscante da imaginarium que eu não comprei e nem fiz DIY e o livro de colorir que eu quis um pra mim porque eu queria realmente pintar). Em relação ao meu jeito, eu ainda tou sendo eu, tanto na vida quanto na internet.

Um update algumas horas depois que o post foi ao ar com um bônus pra esses 5 itens, que lembrado agora, não poderia faltar na lista.

6) Desespero para fazer parcerias. Vejo muitos blogs por ai que tão bem no comecinho de carreira e querem já "fechar contrato" com empresas legais. Já recebi algumas mensagens perguntando como que eu fiz pra fechar contrato com tal empresa e a resposta é a seguinte: não tem contrato nenhum fia, é uma parceria de momento. E não, eu não entrei em contato, eles que me chamaram...
Eu já fiz algumas parceiras que o primeiro contato partiu de mim, mas quando mandei e-mail mostrei o meu trabalho e não nenhum tipo de desespero pra ter produto pra mostrar no blog.

Obrigada a você que leu até aqui e desculpa se eu fui muito agressiva. :P

Um beijo e até o próximo! :) 

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

23 Comentários

  1. Adorei e concordo com todos! A blogsfera, depois de ter crescido tanto, tem umas coisas absolutamente insuportáveis. Acrescentaria uns tanto itens aí.... Um que não posso deixar de mencionar são os erros de português. Gente, a pessoa quer escrever matérias e não sabe o mínimo de gramática....
    Confesso que me esforço pra deixar meu bloguinho sempre bem pessoal pra não cair nessa de "maria vai com as outras".

    Beijoca amiga

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Bia!
    Tem vezes que bate um desânimo, porque a gente se esforça, gasta um tempão tentando preparar um conteúdo legal, criativo e vem alguém pra deixar comentários vazios... Ninguém merece, até porque a gente faz isso muitas vezes sem ganhar nada, por puro prazer de blogar, de compartilhar coisas legais.
    Bom, espero realmente que as coisas comecem a melhorar, porque eu não aguento ver mais tanta futilidade na minha timeline...
    Super beijo pra ti guria!

    blog Não Tão Pop

    ResponderExcluir
  3. Oii Biaa,
    Amei o Post, concordo com tudo que abordou. Principalmente de comentários sem noção, segue que sigo de volta, Affff, nem olho esse tipo de comentário, será que essas pessoas que fazem esse tipo de comentário acreditam que a gente é trouxa o bastante pra achar que elas leram o conteúdo do post. Eu particularmente odeio meninas que sofrem do estrelismo, nem são tão conhecidas e se acham tops, e acreditam que tem que esnobar blogueiras que estão começando, conheço varias assim, principalmente algumas meninas aqui de POA que conheci quando não eram nada, e hoje quando encontro em algum evento, ignoram como se não me conhecessem. E ostentação, infelizmente as pessoas gostam de seguir gente que ostenta, pois existe muitas pessoas vazias na internet e não se preocupam com conteúdo.

    Super beijos Bia :D

    www.facamebonita.com

    ResponderExcluir
  4. concordo com todos, mas preciso dizer que TAG foi feita para ser copiada. Ou seja, é pra mais pessoas fazerem e falarem sobre o mesmo assunto! Quanto atoou 5, tb não vejo problema, afina;, são 5 coisas preferidas da pessoa! O que não gosto mesmo é quando a pessoa copia o vídeo da outra quando não é uma tag ou um top 5, mas fica claro que a ideia veio de outra pessoa e a blogueira que copiou não dá os devidos créditos pra quem teve a ideia inicial, entende? nossa, já aconteceu isso comigo e fiquei com mta raiva! :/
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  5. Bia, eu não estou tanto tempo na blogosfera então não posso fazer comparações com outras épocas...Muita gente que eu conheço diz que antes havia maior engajamento entre os blogs e que com a popularização da plataforma muita coisa mudou. Eu também fico super chateada quando recebo comentário bem superficiais de pessoas que na maioria das vezes nem leram meu post, não que exista uma necessidade do comentário ser gigantesco, todavia dá pra notar quando alguém leu ou não, ainda bem que quase 100% dos comentários que eu recebo são de meninas bem doces e que pararam o tempo deles para me escutar.

    Em relação ao ''sigo de volta'' eu nunca fiz e não me imagino fazendo ou seguindo alguém que pida porque como você mesma comentou o que importa é a participação e não só números, números é consequência e nem sempre demonstra de fato a qualidade de um blog. Conheço blogs com muitos seguidores e com péssimos conteúdos.

    Parceria eu nunca pedi, até porque não tenho nem 1 ano de blog e minha intenção é mais escrever por escrever, se rolar parceria ótimo, caso queiram ver meu mídia kit perfeito, mas se não quiserem não é algo que eu vá morrer porque não aconteceu.

    Achei o post muito bem, é sempre legal abordar esse tema. Eu sinto também que existe um certo plágio e modismo....Tudo o que as blogueiras maiores fazem vira referência, como se só elas pudessem desenvolver ideias legais.

    Isso gigante xD

    www.poesiaemtranse.com

    ResponderExcluir
  6. Concordo com tudo.. as pessoas ficam meio desesperadas para conseguir fazer sucesso só pra conseguir coisas e isso é ridiculo. O meu blog é mega pequeno e mesmo nele vem pessoas comentar sobre um post de comida "adorei a indicação de filme" seguido de uns 15 links = não leu nem o titulo do post pra comentar né. Parece que vida de blogueira é fácil e todo mundo ta querendo virar, mas ta errado isso.. primeiramente tem que ter amor ao que faz, o que vier depois é reconhecimento do trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com tudo o que tu disse! Tudo isso me irrita muito.

    1) Comentários sem sentido: aprovo mas não respondo (e eu costumo responder a todos ou quase todos os comentários);
    2) Me segue que eu sigo de volta: simplesmente deleto na hora.
    3) Maria vai com as outras: também sofro um pouco disso, mas só faço os vídeos, tags etc quando eu realmente gosto, e não porque fulana fez super sucesso com isso. Não consigo fazer post ou vídeo de algo que não me identifica só pelo sucesso.
    4) Deslumbramento: ODEIO ODEIO ODEIO.
    5) Ostentação: DUVIDO que a fulana tenha a vida tão perfeita quanto ela mostra nas redes. Sério, ninguém pode ser tão feliz e sem nenhum problema todo o tempo.
    6) Desespero para fazer parcerias: SÉRIO! Eu também não aguento isso! Eu tenho várias editoras parceiras, mas tenho o blog há quatro anos, e elas não surgiram todas nos primeiros meses de blog. Tem blogueiras com um mês de blog querendo ser parceira de super empresas. Não dá! Pior o pessoal que cria blog só pra fazer parcerias e receber produtos. Eu já recebi comentários do tipo: "quero criar um blog pra poder ganhar livros também". Se fosse simples assim... acho que isso vale um vídeo de "banho de vida real".

    Amei o post! Tô tão por fora do Rotaroots que nem tinha visto esse tema. Se eu me inspirar (te contei que tô desanimada), quem sabe eu escreva alguma coisa.

    Super beijo e um maravilhoso final de semana pra ti!

    ResponderExcluir
  8. Compartilhamos do mesmo pensamento! hahaha mas o que mais me irrita é o " segue de volta?", geralmente eu coloco no comentário que amei o blog da pessoa e por isso estou seguindo ela, mas jogo nenhum tipo de comentário hahahaha desde o meu inicio na blogosfera eu detestei isso. Me lembro de quando uma amiga minha até me xingou porque eu não fazia isso ( ela também é blogueira). Mas o que tem me irritado, e muito, é que na maioria das vezes as pessoas zombam de outras por nada e ainda falam isso publicamente. Blogueira xingando blogueira no meio de outras milhares. Não acho isso legal! E também criar blog só no intuito de ganhar coisas de graça, porque da pra ver quando um post é realmente feito por amor e com sinceridade haha enfim, acho que falei demais! Mas você arrasou nesse post!

    Beijos,
    rodoviadezenove.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Concordo com cada ponto colocado! Mas o que mais me irrita são os comentários sem sentido! Ah, tem uma coisa que tem me irritado também, blog's que pegam o mesmo texto e só mudam alguns pontos para não ser considerado plágio! Já vi gente fazendo isso não só com minhas publicações, mas com blogs que visito sempre e que percebo que o texto foi copiado.. Enfim, é triste! Mas pelo menos a grande maioria não é assim.. hahaha
    Beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  10. Não podia concordar mais contigo. Eu até tenho aquelas seguidores que me vão comentar: "tenho post novo, vai ver" -.- ora eu tenho o meu feed, se há novo post eu vou ver não é necessário avisar.
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post Bia! Muito verdade, super concordo! E também acho muito chato quando todo mundo começa a postar a mesma coisa ou o mesmo tipo de vídeo, fica chato e acabo não assistindo ou comentando. é super chato a gente se dedica e muuuito pra fazer o post e as pessoas nem lêem e comentam qualquer coisa para deixar o link.
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  12. Realmente o "me segue que eu sigo de volta" é chato demais! Ninguém vai seguir alguém pq a pessoa pede para seguir... Beijocas

    ResponderExcluir
  13. Concordo com tudo o que você disse, inclusive fiz um post falando sobre isso há um tempo atrás. Infelizmente isso vem piorando a cada dia e acontecendo com muito mais frequência. É uma pena. :/

    Beijo!

    www.wewant.com.br

    ResponderExcluir
  14. esse negocio de segue de volta simplesmente nao da ne, e claro, comentarios sem sentido, ostentação etc, e sinto que a coisa se profissionalizou tanto que mts blogs perderam mt da sinceridade, etc, bom que nao foram todos, ainda tem mt blog bom e confiavel que da gosto de ler, como o seu ;)

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  15. I like your blog!
    http://larisamerkulova.blogspot.ru/

    ResponderExcluir
  16. Menina, parece que pensamos exatamente igual.. rs ! Faço dessas palavras as minhas ..
    Essas coisas que você citou acima me irrita demais.. E não tem nada pior do que você escrever algo todo bonitinho, cheio de mimos, percebendo cada detalhe, e chega uma certa criatura e faz o comentário que não tem nada a ver com a postagem, ou chega com um comentário do tipo, seguindo, segue de volta.. Vish que da vontade de rancar o pescoço. E alguns blog que mal entrou na blogosfera e já quer parceria e afiliação com todos e todas. Falou tudo em poucos tópicos, ah, e foi bem sincera.

    http://diadespa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ei moça, mandei o link do blog da minha coleega sem querer, desculpa!

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Bianca tu não foi nem um pouco exagerada, é exatamente isso que tu disse!
    Eu no começo era assim, e me arrependo amargamente. E uma das coisas que mais me arrependo é de trocar seguidores (pra mim é a pior que tem), pois quando tu troca tu só vai aumentar o teu número de seguidores, mas tu não vai ter um leitor no teu blog e as vezes a gente se desanima de postar algo lá e não ter um retorno de alguém que tenha gostado :/

    Bolicho da Guria
    Fan Page

    ResponderExcluir
  19. Bravo! Meus parabéns!!!
    Você falou tudo Bia e eu concordo plenamente com você.
    Você me inspira, sabia???
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  20. Como eu não acompanhava esse blog ainda? Me identifiquei muito com esse teu post. Bianca, você falou e disse.

    Eu não consigo divulgar muito o meu blog justamente por odiar os comentários para marcar presença. No facebook, em grupos, em comunidades... eu acho complicado ficar chamando leitores, mas é importante divulgar os posts para saberem que eu escrevi algo, então preciso melhorar nisso... é complicado, né?

    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  21. Esses coisas também me irritam muito. Mas acho que o principal são os comentários estranhos e sem sentidos. Por exemplo, no meu eu recebo muito comentário do tipo "que incrível esse livro espero gostar também" sendo que no post eu falei que não tinha gostado do livro, haha. O segue, sigo de volta é outra coisa que irrita. Geralmente eu ignoro esse tipo de coisa mas tem vez que a pessoa consegue me irritar um pouquinho com coisas como essas.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelo blog, amei! Bom, como toda blogueira, para um bom sucesso, precisa divulgar o seu blog e aqui estou eu! Meu blog fala sobre Tu-do (apesar de até agora só ter uma postagem por ser novo): evangelismo, moda, beleza, cachos, livros, histórias escritas por mim, filmes, animes, cartoons, jogos, entre outros (...) Pode dar uma olhadinha lá, amor? Ficaria MUITO contente por ter me ajudado! <3 FICA COM DEUS <3

    Concordância de Universos:
    http://concordanciadeuniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Bia! Eu realmente estou decepcionada com algumas coisas na blogosfera, tanto que joguei no google "coisas que eu não gosto na blogosfera" e vi que não sou a única. Tem muita gente querendo se tornar famosa do dia pra noite, não querem mais crescer de forma gradual e saudável, se conhecendo e aprimorando tudo aquilo que gosta para compartilhar. A maioria faz uns posts mal feitos, quando não plagiam e ainda comentam de outrém pedindo que siga de volta. Tem uma hora que isso enche o sado, né não? Mas, vamos a luta, não dá para se estressar, mas que dá uma pontinha de raiva, dá. kkkkk

    Bom restinho de semana, desculpa o desabafo. :)

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!