Subscribe

Google +

Quantos pontos colocar na agulha para cada tamanho de peça | Tricô para iniciantes

by - quinta-feira, maio 25, 2017

Olá, tudo bem?

Desde que comecei a postar vídeos de tricô no meu canal, várias pessoas vem até mim com uma dúvida bem frequente: quantos pontos devo colocar na agulha para tecer o tamanho X? Essa é uma questão difícil de responder, já que eu não sei se a pessoa vai usar a mesma agulha e mesmo fio que eu indiquei e se ela tem ou não a mesma tensão de ponto que eu, então pensando nisso resolvi gravar esse vídeo, assim quem tiver dúvidas a respeito disso, poderá aprender como fazer uma conta simples para chegar no resultado desejado.


1ª - Escolher a peça que você quer tecer em um tamanho diferente da receita que você viu.
2ª - Decidir qual o fio e agulha que serão utilizados para tecer a nova peça.
3ª - Fazer uma amostra de tricô: para fazer a amostra você coloca de 10 a 20 pontos na agulha e tece em ponto meia na frente e tricô no avesso até um pouco mais de 5cm de comprimento.
4ª - Com a amostra pronta e a ajuda de uma fita métrica você mede quantos pontos e quantas carreiras cabem em por exemplo: 5cm.

No exemplo do vídeo, eu utilizei o fio Retrô da Círculo e agulha de tricô nº 6, e para um quadrado de 5x5cm na minha tensão de ponto, eu preciso de 7 pontos e 10 carreiras.

Agora colocando na prática: se eu tenho um tamanho de busto de 86 cm, quero fazer um blusão e preciso descobrir a quantidade de pontos para tecer a peça com o fio e agulha dessa amostra que fiz, eu vou utilizar a regra de 3:

86 cm - ???
5 cm - 7 pontos

Na regra de 3 eu vou multiplicar 7 por 86 e dividir o resultado por 5, resultando no valor de 120 pontos, sendo que 60 pontos é para a parte da frente e 60 pontos para a parte de trás do meu blusão.

Para não restar nenhuma dúvida, assista a vídeo aula! Nela eu expliquei detalhadamente como chegar nesse resultado! :)

Espero que tenham gostado!

Beijos e até breve!

Você também vai gostar de ver:

OBRIGADA PELA SUA VISITA!

Se você tiver alguma dúvida relacionada as peças que ensinei, faça sua pergunta diretamente nos comentários da vídeo aula, lá no meu canal do Youtube.

Para acessar o vídeo, é só clicar no título da vídeo aula que está no post ou no link que deixei indicando a vídeo aula.

Se você quiser, também poderá olhar a aba FAQ aqui do blog para consultar se sua dúvida está lá. :)

Até mais! ❤

2 Comentários