Subscribe

Google +

Vlog com receita de tricô | Blusa infantil de inverno

by - segunda-feira, junho 13, 2022

Oie, gente!

Conforme eu comentei com vocês nesse vídeo aqui, eu tentaria arranjar um tempinho pra escrever a receita da blusa infantil que teci pra Júlia, prima do meu marido. 

Eu não tenho muita prática com vestuário infantil, mas mesmo assim quis compartilhar essa receita porque talvez minha experiência com esse projeto sirva de ajuda ou inspiração pra alguém!


IMPORTANTE!

A receita foi feita com base nas medidas da menina, que vai fazer 9 ou 10 anos (eu não lembro, rsrsrs), e como é uma peça pra colocar outra blusa por baixo, eu fiz mais larguinha. 

Se você quiser fazer uma peça com as mesmas medidas e com o mesmo material que eu fiz, é só seguir a risca, mas caso queira se inspirar e adaptar pra outro material ou outro tamanho, lá no canal você encontra diversas aulas de apoio que vão te ajudar com isso (como sou uma boa pessoa, na sequência já vou deixar os links no post).

Pra fazer em outro tamanho, sugiro que você pesquise uma tabelinha de tamanhos infantis no Google, ou use as medidas da própria criança. É possível também usar uma peça que a criança já tenha, pra que você possa seguir as mesmas medidas. Não tenha medo de se arriscar. :) 

AGORA VAMOS PRA RECEITA!

Material usado: 
- 4 novelos do fio Douce na cor 9645
- Agulhas de tricô nº 6,5 (pra tecer toda a peça)
- Agulhas de tricô nº 5,5 (pra tecer o acabamento da gola)
- Agulha de tapeçaria (pra fazer as costuras)

Medidas de base:
- Circunferência do corpo: 78cm*
- Comprimento total do corpo da peça: 48cm
- Altura de cavas: 15cm 
- Altura da peça antes de fazer as cavas: 33cm
- Altura da peça antes de começar o decote da frente: 40cm
- Altura do decote na frente: 8cm
- Punhos: 18cm
- Largura final da manga antes das diminuições: 30cm
- Comprimento da manga antes de começar as diminuições: 36cm
- Comprimento total da manga: 45cm
- Recuo das cavas do corpo: aproximadamente 3,5cm
- Abertura inicial do decote: 7cm
- Recuo da lateral do decote: 2cm

*A Júlia tem 68cm de circunferência de busto e eu adicionei 10cm para a peça ficar mais larguinha.

Amostra do ponto malha com o fio Douce e agulha nº 6,5: 15p para 10cm de largura

Quantidade de pontos para iniciar cada parte da peça:
- Cada parte do corpo: 58p
- Cada manga: 26p

Vídeos de apoio:

PASSO A PASSO:

Frente: 
- Com a agulha nº 6,5 e o fio Douce, comecei colocando 58p na agulha e trabalhei 3cm de barra 2/2. No meu projeto iniciei com uma quantidade de pontos múltipla de 4 + 2, então a barra foi trabalhada na seguinte sequência de carreiras:

1ª carr.: *2pm, 2pt*, 2pm
2ª carr.: *2pt, 2pm*, 2pt

- Pra chegar nos 3cm de barra, repeti 3x essas 2 carreiras acima, ou seja, fiz um total de 6 carreiras.
- Ao finalizar a barra, mudei para o ponto malha (meia no direito e tricô no avesso) e segui tecendo reto até chegar em 33cm medindo desde o início da barra.
- Depois comecei a fazer o arremate dos pontos para formar as cavas, diminuindo no início das carreiras em cada lateral da peça: 1x 2p e 3x 1p (no total são 5p diminuídos em cada lateral).
- Após finalizar a formação das cavas, segui tecendo na quantidade de pontos da agulha até chegar em 40cm desde o início da base e dei inicio a formação do decote. 
- Para formar o decote, arrematei os 10p centrais e teci cada lado separadamente. Para tecer um dos lados, manter os pontos do outro lado em espera na própria agulha de tricô.
- Em cada lado do decote, diminui no inicio das carreiras 1x 2p e 1x 1p (são 3p diminuídos para formar o arredondado de cada lado do decote). 
- Depois dos arremates do recuo do decote, continuei tecendo nos pontos restantes até chegar em 48cm desde o início da base. Arrematei os pontos finais pelo lado direito da peça. Conforme as medidas acima, a cava ficou com 15cm de altura. 
- Retomei os pontos do outro lado (amarrar o fio do novelo pelo avesso do primeiro ponto a ser tricotado), fiz a mesma quantidade de diminuições e continuei tecendo até o mesmo comprimento que fiz no outro lado.

Costas:
- Fiz o mesmo passo a passo da frente até quando faltavam 6 carreiras de malha do comprimento total (sim, eu contei as minhas carreiras pra saber dessa informação).
- Pra fazer a formação inicial e o recuo do decote na frente da blusa eu usei 6 carreiras, por isso parei 6 carreiras antes pra poder repetir a mesma diminuição nas costas e ficar com uma golinha levemente mais baixa em relação ao pescoço.
- Teci as diminuições conforme fiz na frente e arrematei os pontos.

Mangas:
- Também usando a agulha nº 6,5cm, pra começar cada manga eu coloquei 26p na agulha e teci por 3cm em barra 2/2. 
- Mudei para o ponto malha e teci 6 carreiras com a mesma quantidade de pontos inicial.
- A partir da 7ª de ponto malha eu fiz 1 aumento em cada lateral da manga a cada 6 carreiras por 10x, totalizando 20 aumentos no decorrer da manga. De 26p, eu fiquei com 46p na agulha.
- Depois de finalizar todos os aumentos necessários, continuei tecendo na quantidade de pontos da agulha até completar 36cm desde o início da base.
- Após completar essa medida, eu comecei a fazer a formação das cavas, diminuindo 2p no inicio de todas as carreiras até ficar com apenas 6p na agulha. Arrematei os pontos. No total a manga ficou com 45cm desde o inicio da base.

Ps.: a largura da manga após os aumentos deve ter o dobro da medida da altura das cavas do corpo. No meu projeto a cava do corpo tem 15cm de altura, ou seja, minha manga precisou ficar com 30cm de largura na parte final antes das diminuições. Ali em cima deixei o link de uma aula de peça onde mostrei como fazer o cálculo certinho pra acertar as mangas.

Montagem:
- Após finalizar as 4 partes da blusa, comecei costurando um dos ombros, e com a agulha nº 5,5 eu levantei 62p ao redor do decote (aqui também são pontos múltiplos de 4 + 2), e teci por 5 carreiras em barra 2/2. Arrematei os pontos pelo lado direito da peça, tecendo meia sobre meia e tricô sobre tricô.

- Dá pra fazer a gola com a agulha nº 6,5? Dá sim, porém eu gosto de fazer com agulha de numeração menor para que os pontos da barra fiquem levemente mais juntinhos.

- Costurei o outro ombro. Costurei as mangas no corpo (aqui é bem importante alfinetar as partes pra ajudar a centralizar a costura, então comece alfinetando o topo da manga bem na costura do ombro e depois alfinete as pontas da cava do corpo e da cava da manga, preenchendo depois toda a extensão com alfinetes). Finalizei costurando as laterais e escondendo as pontinhas de fio pro lado avesso da peça.

FIM

Receita gratuita tão explicada como essa, eu desconheço, haha! É só prestar bastante atenção em todos os detalhes que vai dar certinho se você quiser tecer também. :)

E embora eu não tenha feito passo a passo, se você assistir o vídeo do vlog, vai poder conferir mais de pertinho as partes da peça e a minha explicação verbal do que eu fui fazendo no projeto.


Beijos e até mais! :)

Me siga no Instagram!
https://www.instagram.com/canaldabianca

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

1 Comentários

  1. Adorei. Tanto o vídeo quanto a receita. Ficou bem didático sem maiores delongas. Já estava iniciando uma blusa para o meu netinho, e suas explicações veio em boa hora. Obrigada 🥰

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!