Subscribe

Google +

Meu Cronograma Capilar com produtos de farmácia

by - segunda-feira, março 13, 2017

Oii lindonas!
Faz tempo que venho falando entre as minhas amigas sobre o meu cronograma capilar, e hoje tô aqui pra dividir com vocês, leitoras queridas, a minha experiência com esse tratamento e como ele funciona.

Há anos eu já fazia hidratação nos meus cabelos quase que semanalmente, mas nunca tinha sentido a necessidade de começar um tratamento mais detalhado, então ano passado quando resolvi ficar loira eu senti que meus cabelos precisariam de mais atenção que o normal, então resolvi me informar pra fazer a coisa direito!


O cronograma capilar é um tratamento que une hidratação, nutrição e a reconstrução dos fios, trazendo eles de volta à vida através de um rodízio de máscaras específicas para cada função. O programa demora basicamente 4 semanas e você precisa estar consciente da dedicação de tempo que vai ter que dar pra isso.

O MEU CRONOGRAMA CAPILAR:

1ª semana: Hidratação / Hidratação / Nutrição
2ª semana: Hidratação / Hidratação / Reconstrução
3ª semana: Hidratação / Hidratação / Nutrição
4ª semana: Hidratação / Hidratação / Reconstrução

É lógico que cada cabelo tem uma necessidade diferente e eu montei esse cronograma pros meus depois de ler muito e entender sobre o nível de danificação que eles estavam, e depois de ler cada etapa do programa, vocês vão entender melhor como montar um cronograma que seja útil para os teus cabelos.


HIDRATAÇÃO
Essa etapa consiste em repor a água dos fios, devolvendo o brilho e tirando a sensação de cabelo ressecado. As máscaras de hidratação normalmente são a base de frutas ou vegetais, glicerina, silicone e pantenol.


O QUE EU USEI? Nessa etapa eu usei 2 cremes de tratamento da Novex: o Repositor de Massa, que contém MaxLanolina e o Dex5, que contém D-Pantenol e Vitamina B5. O Repositor de Massa acabou faz um tempinho e joguei a embalagem fora, então você pode ver sobre ele nesse link aqui. Embora esse seja o meu favorito, só vou comprar outro depois que eu terminar com o Dex5. 

Outra coisinha ótima que sempre uso na fase de hidratação e às vezes também na de nutrição, é o Bepantol líquido, que também contém D-Pantenol e auxilia muitíssimo na hidratação. 


NUTRIÇÃO
Essa etapa devolve os lipídios para os cabelos, resultando num cabelo sem frizz, mais macio e com balanço. As máscaras de nutrição tem no rótulo algum nome de óleo ou manteiga.


O QUE EU USEI? Comecei usando a máscara de nutrição intensa da OX, que contém óleos essenciais de cálamo, mirra e oliva. O cheiro dela é maravilhoso! É minha máscara favorita pelo resultado e pelo cheirinho, hehe! Eu lavo o cabelo dia sim, dia não, e o aroma gostoso do creme só sai quando lavo novamente. A textura dela é bem densa e é um pouco difícil de passar, mas vale a pena, viu?
Além da máscara da OX, também tenho usado o Tudo de Bom da Novex (resenha dele aqui). Embora eu não tenha identificado no rótulo a que finalidade ele serve, na prática eu tirei a prova. A textura dele também é bem firme, mas é mais fácil de aplicar que o da OX, e o resultado que ele dá pro cabelo faz jus a um creme de nutrição: diminui o frizz, deixa super macio e proporciona balanço.

RECONSTRUÇÃO
Etapa em que se repõem as proteínas dos cabelos através de máscaras que tenham creatina, queratina ou colágeno na composição. O uso de uma máscara de reconstrução vai auxiliar os cabelos finos e quebradiços a ficarem mais fortes.
Se o teu cabelo estiver muito fraco, aconselho que sempre faça uma etapa de hidratação antes de fazer uma de reconstrução, o uso da queratina em excesso ou em um cabelo sem preparo para receber tais ingredientes, pode ser nocivo e potencializar a quebra, então é melhor usar do jeito certo!


O QUE EU USEI? Para essa etapa comprei a máscara Reconstrução e Força da Tresemmé, que contém vitamina B6 e colágeno. Ela tem uma consistência bem firme, mas é fácil de espalhar. O cheiro dela é um pouco enjoativo, mas é um bom creme e dá resultados. 
Não sei se aconteceu só comigo, mas no meu cabelo descolorido sempre acho que ela amarela um pouco os fios.

Uma dica legal na etapa de reconstrução é usar um condicionador após o enxague da máscara, esse passo vai evitar que o cabelo fique endurecido e deixará os fios mais macios.

E pra quem é loira e quer fazer o cronograma capilar, como usar a máscara matizadora?

Você pode usar na etapa de hidratação ou na de nutrição que o efeito da máscara matizadora vai se realizar com sucesso. Testei 2 vezes na etapa de reconstrução e não me perguntem o porque, mas foi como se eu não tivesse colocado nada roxo ali, não deu nenhum efeito de matização.




Desde abril do ano passado, que foi quando fiquei loira, já fiz o cronograma capilar por 2 vezes. A primeira vez foi em maio de 2016 e a segunda vez foi mês passado, em fevereiro de 2017. Na primeira vez eu fiz exatamente como mostrei no cronograma ali em cima, e dessa última vez eu adicionei entre uma hidratação e outra a umectação com óleo de coco (mais pra frente faço um post falando sobre esse produtinho mágico). 

Esteja preparada para passar algum tempo na farmácia lendo os rótulos dos produtos! Tem muita coisa neles que a gente descobre lendo a fórmula do que só olhar as letras grandes da embalagem. Se alguém achar algum dos que indiquei aqui, ótimo! Pode comprar tranquila porque estão aprovadíssimos para as etapas em que mencionei! :) 

Durante o cronograma aconselho que seja usado um shampoo transparente, que são produtos indicados para limpeza completa dos fios. Para ver mais sobre tipos de shampoo, veja esse post.

O post ficou gigante, mas expliquei o melhor que pude! Espero que tenham gostado! E além de eu ver que esse processo salvou meu cabelo, principalmente na primeira vez que eu fiz, é ouvir as pessoas falando: nossa Bia, mas teu cabelo mesmo sendo descolorido tá super macio e com balanço! Ouvir esse tipo de coisa dá ainda mais sentido ao trabalho que tenho pra cuidar das madeixas porque sei que funciona mesmo! ♥

Agora me conta: o que achou do cronograma capilar? Você já fez alguma vez?

Beijos!

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

2 Comentários

  1. Vc esclareceu muita coisa, mas a minha duvida é sempre saber diferenciar qual é o creme para cada etapa! bjs
    http://ofantasticomundodairis.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina, você deu uma aula de cuidados caseiros! Com cronograma e tudo mais, amei.

    Beijos e uma semana maravilhosa!
    DMulheres@_sheylaxavierFanpage

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar seu comentário!