Subscribe

Google +

Na estante: Orgulho e Preconceito, de Jane Austen

by - quinta-feira, janeiro 20, 2022

Gente do céu, não tenho palavras pra expressar o quanto eu amei a história de Orgulho e Preconceito. Talvez eu tenha sido influenciada por esse coletivo de amor de quem já conhece essa obra de Jane Austen, ou é porque realmente essa trama que envolve a Elizabeth e o sr Darcy é incomparável!

Quando eu fui comprar os livros da Jane, foi uma luta pra escolher a edição, pois como são obras muito antigas, existem muitas editoras que publicaram os livros dela. Eu fiquei muito dividida entre Martin Claret, Nova Fronteira, Best Bolso e Penguin, e no fim das contas eu comprei os 6 livros dela (em 2 box separados) na edição da Martin Claret.


No começo eu tive muita dificuldade em ler porque a formação de frases é totalmente diferente da que usamos agora, então eu ficava mega confusa, mas depois que eu peguei o jeito, a leitura fluiu super bem! 
E como na época eu já tinha baixado um percentual  do livro pelo app do Kindle, eu tinha consciência que a Martin Claret tem essa tradução mais fiel a original (se você preferir uma tradução digamos que mais fácil e mais próxima da nossa realidade atual, eu indico a BestBolso, entretanto, a qualidade do papel de impressão é bem baixa).


Mas voltando ao Orgulho e Preconceito: esse romance é um clássico da literatura inglesa, escrito retratando a sociedade da época em que a autora viveu (em pesquisa, encontrei que esta obra foi escrita entre 1796 e 1797, mas foi publicada alguns anos depois), e mesmo não se tratando de um romance focado no relacionamento dos casais, tem muito amor envolvido nessa história! 

Jane Austen realmente foca em mostrar os costumes de sua época, entre eles o desprezo social às famílias de poucas ou nenhuma posse e a preocupação das famílias de fazer um bom casamento para seus filhos, tratando tudo com a intenção de um negócio bem sucedido. Além disso, temos muitos bailes super animados que derivavam fofocas infinitas sobre as famílias presentes.

A personagem principal que é a Elizabeth Bennet, é uma mulher inteligente, irônica e que acredita em um casamento por amor, então mesmo sendo uma época que era intolerável que uma dama recusasse um bom partido, ela não estava nada preocupada em se casar com qualquer pessoa. 

Na trama, Elizabeth faz parte das 5 filhas do sr e sra Bennet. A mãe passa a história toda preocupada em casar bem as suas meninas, enquanto o pai acredita na felicidade de um casamento que não seja resolvido apenas pelo dinheiro.

O romance de Darcy e Elizabeth acontece lentamente. De início, ambos se desprezam, pois aos olhos de Darcy, ela é uma mulher pobre com uma familia sem modos perante a sociedade, e para Elizabeth ele é arrogante e sem coração, entretanto, no decorrer dos acontecimentos, Darcy se apaixona por ela, e Elizabeth começa a perceber que ele não é uma pessoa tão insensível quanto parecia.

Eu não conseguiria falar mais do livro sem dar mais spoiler, mas eu recomendo muito a leitura, e depois de ler, recomendo muito assistir a adaptação em filme que foi lançado em 2005 (atualmente na Netflix). O filme tem várias mudancinhas, mas nada que tire o brilho, o conceito e a emoção! 

Sem dúvidas, Orgulho e Preconceito virou um dos meus livros favoritos da vida! 

Agora me conta aqui, vocês já leram essa ou outras obras da Jane Austen?

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE VER:

0 Comentários

Obrigada por deixar seu comentário!