Na estante: Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven
Em 2021 finalmente eu comprei esse livro que tá na minha lista de leitura há vários anos!
E enquanto escrevo, faz menos de uma semana que terminei de ler e ainda não superei o final. Essa leitura me prendeu de um jeito que eu devorei o livro em poucos dias, eu mal comecei e já me apaixonei pelos personagens principais.
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e chamado de “aberração” por onde passa. Para piorar, é obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família. Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: conhecer lugares incríveis do estado onde moram. Ao lado de Finch, Violet para de contar os dias e finalmente passa a vivê-los. O garoto, por sua vez, encontra alguém com quem pode ser ele mesmo, e torce para que consiga se manter desperto.
A história toda, apesar dos problemas que eles enfrentam, tem uma narrativa muito leve. É uma leitura gostosa, um livro bem escrito, que realmente prende a atenção. E bom, eles tem 17 anos e estão na escola, e eu uma adulta responsável de 34 anos, lendo eu me senti na idade deles, hahaha!
Poucos capítulos antes do fim, acontece algo que eu não esperava e que me deu uma travada, eu tive que acostumar com a ideia dos acontecimentos, larguei o livro e só peguei no outro dia pra terminar. Eu não vou negar que esperei outro fim, mas mesmo assim é uma história linda e muito emocionante.
Dois dias depois de terminar a leitura eu assisti a adaptação em filme que tá no Netflix, e gente do céu, socorro! Eu sei que é adaptação, mas nos primeiros 10 minutos muita coisa da ordem da história original já tinham sido mudadas. Eu sei que pra adaptar a um filme tem coisas que a gente vai precisar entender nas entrelinhas das cenas e que precisam mudar algumas coisas pro tempo de um filme, mas eu sou muito apegada no texto original das coisas, então fico meio decepcionada. Em resumo, é aquela história: o filme é lindo, mas o livro é mil vezes melhor.
No mais é isso! Demorei uns 3 dias pra começar a ler outro livro, porque eu ainda tava mentalmente me despedindo desse!
0 Comentários
Obrigada por deixar seu comentário!